REdes roBUstas – grandes desafios da computação
RESUMO
O Projeto REBU (REdes roBUstas – grandes desafios da computação), financiado pelo CNPq, foi iniciado em 2007 e envolve diversas Instituições de Ensino e Pesquisa. Seu objetivo maior é desenvolver um arcabouço unificado de modelos e ferramentas integradas para dotar sistemas de rede, e em especial a Internet, de robustez frente às variações tecnológicas e aos diferentes padrões de comportamento de seus usuários mais comumente observados, particularmente os considerados maliciosos, oportunistas e, em última instância, antissociais. Nosso objetivo, a curto prazo, é avançar o estado da arte neste sentido, tirando proveito da complementariedade de competências dos pesquisadores participantes deste projeto para abordar problemas específicos, avaliando e integrando técnicas e teorias distintas, tipicamente aplicadas no tratamento de diferentes problemas.
Este projeto objetiva o estabelecimento e a consolidação de uma rede de pesquisa colaborativa e temática envolvendo um grupo de pesquisa multiinstitucional para investigação de problemas desafiadores relacionados à robustez de sistemas de redes. Diversas pesquisas sobre uma nova Internet estão sendo realizadas, uma vez que acredita-se que a Internet atual não conseguirá se adaptar, mantendo sua robustez, ao crescimento acelerado e de forma descentralizada de seus usuários e suas aplicações. A Internet deve ser escalável, tolerante a falhas (intencionais ou não) e confiável frente aos diferentes padrões de comportamento de seus usuários. Muitos dos esforços até hoje realizados são isolados e independentes, resultando em soluções com eficácia restrita.
Período: 2008 – 2010;
Situação: Concluído.
Natureza: Pesquisa.
OBJETIVOS
Este projeto tem por objetivo desenvolver um arcabouço unificado de modelos e ferramentas integradas para dotar sistemas de rede, e em especial a Internet, de robustez frente às variações tecnológicas e aos diferentes padrões de comportamento de seus usuários mais comumente observados, particularmente os considerados maliciosos, oportunistas e, em última instância, anti-sociais. Os resultados esperados devem romper com paradigmas atuais e contribuir em áreas como inclusão digital, telemedicina, educação a distância, suporte a aplicações de e-ciência, entre outras.
EQUIPE
Célio Vinicius Neves de Albuquerque – Integrante / Otto Carlos Muniz Bandeira Duarte – Integrante / Marcelo Gonçalvez Rubinstein – Integrante / Edmundo Roberto Mauro Madeira – Integrante / Rosa Maria Meri Leão – Integrante / Edmundo de Sousa e Silva – Integrante / Nelson Luis Saldanha Fonseca – Integrante / Luís Henrique Maciel Kosmalski Costa – Integrante / José Ferreira de Rezende – Integrante / Antônio Tadeu Azevedo Gomes – Integrante / Artur Ziviani – Integrante / Jussara Marques de Almeida – Integrante / Virgílio Augusto Fernandes Almeida – Coordenador.
FINANCIADOR

Edital Grandes Desafios da Computação no Brasil: 2006-2016 MCT/CNPq/CT-INFO nº 07/2007